terça-feira, 21 de novembro de 2017

Linha editorial


Posso contar aventuras pessoais com um século, com um ano, com uma estação, com um mês, com um dia - o dia em que se viram as coisas estilhaçarem-se. Transformar em lenda o meu bairro, um passado, ou ainda uma vida que não seria vivida. Deixar-me dias a fio a ver, emudecidas, perpetrar-se as exacções nos ecrãs da minha sala ou de outras choças feitas de adobe por esse mundo fora. O corruptor que corrompe, o corrompido que mete ao bolso. Ficar impotente perante o que poderia ser e o que não é, a indigência das respostas, uma civilização que se vai perdendo. Saber isso, repisando-o, litanias lancinantes do quotidiano. Lançar-me no vazio, nomeando-me a mim mesmo o chefe territorial dos degredos do mundo. Sobreviver. Deixar o mundo ditar o seu descontentamento. Ouvi-lo, desgrenhado. 
Ou então inflamar a vida, pedindo ao mundo, com jactância, uma miríade de êxtases: sidera-me exalta-me, deslumbra-me, atordoa-me, e que isso não tenha fim.
Também poderia ser um encantador de serpentes. Em cima da cama uma maçã: "atentamente, a cobra".

Mas, não sei. Tenho de pensar.

20 comentários:

  1. Pensar para decidir, sendo pensar, por regra, já uma decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decidir, decidir, decidir. É esta a sina. É uma coisa horrível, perguntarmo-nos para que lado vamos dormir: é como estar expostos ao céu escuro e profundo, nus e indefesos por dentro, sem abrigo possível.

      Eliminar
    2. Ás vezes era bom, não decidir nada. E acreditar que as coisas adivinham bem e justamente, o que merecemos.
      Trade boa. Amanhã talvez chova.
      Se chatear, avise. É o seu canto onde escrevo. Your rules ...

      Eliminar
    3. No rules.
      If you must come, come...

      Eliminar
  2. Boa tarde. Um tema em prosa, intimo e profundo, que nos remete para uma reflexão dos "organismos" da vida, que podem ser visuais, ou simplesmente sentidos. Gostei muito.
    .
    Deixo cumprimentos poéticos.
    .

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da publicação, está muito bem escrita :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. impontualamiga

    Venho comunicar que te digo adeus. Não volto aqui. Nem sei por que raz~~ao ignoraste o modestinho abrigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a deambular pela Travessa. Mas peço desculpa pela indigência no comentário.

      Eliminar
  5. Um texto fantástico que adorei ler!!

    Beijo de boa noite
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Pode-se pensar, muito até, mas o melhor é ficar-se na ignorância, somos muito mais felizes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que, depois, ficar calado não dissipa a escuridão. :)

      Eliminar
  7. Viver é uma boa opção, independentemente das decisões.

    ResponderEliminar
  8. Conte-nos mas é o amor que é uma coisa que o Sr. Impontual sabe fazer tão bem. :)

    ResponderEliminar